quarta-feira, 2 de março de 2011

Adaptação

Todo início de ano letivo é a mesma coisa,crianças chorando dentro da sala, professoras tentando consolar e agradar, e mães com os olhos vermelhos, fazendo o maior esforço para não deixar as lágrimas cair. 
 Na escola, dizem que a criança está em adaptação, mas, na verdade, as mães também estão. É bom e importante, para as crianças, que elas saibam que as mãe estão lá fora sentadas, caso precisem de alguma coisa.
Algumas mães são vistas como chatas pelas professoras, por ficarem ali insistindo, relutando e morrendo de vontade de saber o que esta acontecendo lá dentro com o seu pequeno.  E quando a professora passa e dá um minimo sinal de que está tudo bem, ufaa, este sinal serve como colo, amparo e alivio.
Tem crianças e crianças, umas sofrem mais, outras menos com a entrada na vida escolar. Algumas nem sofrem e acham aquilo tudo muito divertido. Eu sofri muito como mãe, e hoje essa minha experiência ajuda a confortar os corações inquietos das mães do meus alunos, que esperam ali sentadinhas no banco.
Se bem que com o meu filho, não teve banco que ajudasse, eu tinha mesmo é que sair de cena, e inúmeras vezes fiquei chorando dentro do carro, ao ouvir os berros dele la dentro da escola. 
Mas o mais importante e crucial para que ele ficasse bem, eu sabia que lá dentro tinha pessoas preparadas e dedicadas para que tudo saísse bem, e tentava da minha maneira, passar isso a ele, "Tchau, mamãe está indo, a professora vai cuidar de você e te ajudar em tudo que precisar, a mamãe te ama e volta pra te buscar mais tarde!". Saida de lá arrasada e pensava, isso vai passar! E passou e ele ficou, o dia que não chorou, me deu um beijo de tchau, pensei: "Ué, ele não vai chorar?" e quem queria chorar dessa vez era eu!
Ser mãe tem dessas coisas, essa mistura de alegria e dor, de saber que sabe tudo e as vezes ficar tão confusa a ponto de não saber de mais nada. Coisa doida de ser mãe!
Mas no fundo todas, mas todas nós mesmo, temos o mesmo e único desejo: Que eles sejam felizes!
Peço a Deus, como mãe e educadora, que saibamos ajudá-los a escolher o caminho certo, a aprender e compreender a vida e vivê-la de forma feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário